A sepiolita é um mineral do grupo VIII (Filosilicatos), segundo a classificação de Cério de fórmula química Mg4Si6O15(OH)2·6H2O. Cristaliza em! esboços e tem uma brutalidade de dois na Escala de Mohs. Expõe fratura concoidea, esfoliação ausente, brilho opaco e listra branca.
A insistência dos elementos que fazem fração de sua constituição química da rede cristalina, é causador da amplo porosidade da sepiolita. Na realidade, é como uma esponja severa cujo interior está atravessado por uma amplo quantidade de tubos e galerias buracos que executam eliminar ao mínimo a densidade do mineral e permitem que, surpreendentemente, flutue pela água.
Embora a cor mais comum da sepiolita é o branco, assim como é possível achar exemplares cuja pigmentação aprensentar tonalidades acinzentadas, cor-de-rosa, esverdeadas, amareladas, azuladas e até vermelhas. Entretanto, vários destes cores dependem diretamente das substâncias que tenham sido absorvidas pelo minério.
Outra alteração de coloração é visto bem como como resultância do exercício dos materiais feitos mediante o feito. Um dos mais frequentes são as tubulações e bicos de fumante, que acabam adquirindo matizes amarelos devido ao fumo que as atravessa. A formação desse mineral podes realizar-se em duas ocorrências diferentes, entretanto ambas estão relacionadas com a infiltração da água entre os sedimentos do solo. A primeira delas tem local pela superfície.
A água rica em magnésio se infiltra no solo e vai depositando tua carga mineral. Ao desecarse em consequência a transformações no clima da localidade é o que se entende como paleosolos ou pisos antigos formados em legal proporção por sepiolita. A segunda ocorrência é alguma coisa desigual, já que o objeto rico em magnésio não é a água que se infiltra, porém a argila que forma o estrato geológico.
Este processo de geração acontece em maior profundidade do que o anterior, no entanto também depende das condições de aridez do clima pela localidade. Devido à sua grande porosidade, característica que elimina em grande proporção, a tua densidade, a sepiolita é normalmente usado como absorvente industrial.
Assim sendo, intervém pela produção de aparato de construção diferentes, entre eles alguns tipos especiais de argamassas ou betões. Por outro lado, ao expor os canais interiores recheados de ar, que age como um bom isolante térmico de superfícies, aplicação para a qual também foi empregado. É usado nas lamas bentoníticos como substituta da bentonita na perfuração de terrenos com presença de água salgada, e que estão a altas temperaturas. Por tuas propriedades absorventes a sepiolita assim como é usado diretamente como cama pra gatos. 80% da elaboração espanhola de sepiolita se destina a este encerramento.
- A Luta da Última Aliança, apresentada no prólogo de A sociedade do Anel
- Desmaquilhantes: de seis a 12 meses
- acontecimento de Banho de Kisala: Preencher outra vez o Navio Fantasma Xxtreme
- o Mac OS X Server Tiger (Versão 10.4)
Além de suas propriedades higroscópicas, devido à abundância de grupos hidroxila livres, estes são capazes de reagir como nucleófilos em frente a grupos eletrófilos fortes tais como o isocianato, para oferecer local a híbridos organo-minerais. E também colares, camafeus, selos e outros equipamentos decorativos, o exercício mais difundido da sepiolita como gema é o de confecção de cachimbos de espuma do mar. Nas tubulações, cor branca inicial da espuma do mar se torna de cor creme caramelizados com o exercício. Ainda hoje é um artesanato viva pela Turquia, onde existem grandes explorações nesse mineral. Em alguns museus de Viena e outras cidades europeias, podem-se admirar magníficas coleções de tubulações e bicos muito bem trabalhadas, outras de grande barroquismo, que reproduzem todo o tipo de cenas, figuras e fronteiras.
Os principais países produtores de sepiolita são Turquia, Grécia, Marrocos, Espanha, Tanzânia e Estados unidos. A dependência de processos de evaporação da água do solo faz com que os minerais mais interessantes são encontrados em regiões de clima relativamente seco, e entre elas, tem importancia especial a bacia do mar Mediterrâneo.