Juguemos a história-ficção: o Homo sapiens, nós teríamos morrido, e em nosso território tivessem prosperado quem de fato se extinguiram, os neandertais? Naturalmente, não temos a pequeno idéia, e o que se segue não é outra coisa que um exercício de imaginação, sem mais pretensões.

Para começar, os cientistas ainda não chegaram a um acordo em algumas das características que definem esta espécie, assim como também no que foi o que a levou à extinção. Sobre este último, tradicionalmente claro que nós tínhamos alguma vantagem adaptativa que eles careciam, e/ou que a modificação climática teve uma coisa que olhar, e/ou que a nossa maior população e a expansão dos foi diminuindo, até eliminá-los. Os pesquisadores construíram um padrão matemático pra simular a prática das populações de sapiens e neandertais, deixando para fora esses 2 fatores.

  • 7 Links externos modificados
  • Tatvs conversa 16:Vinte e sete 24 dez 2011 (UTC)
  • Usuário que reporta: Mutari 11:Doze cinco out 2007 (CEST)
  • O baixo Quinquin (Bruno Dumont)

Mas e se não tivesse sido sendo assim? Demos marcha atrás do relógio, alguns milhares de anos, e sonhe-se que os hoje chamados de humanos modernos desapareceram, e em seu local, sobreviveu nós, os neandertais. A primeira coisa que carecemos é de se desvincular de um foco errado. Provavelmente a nossa inteligência criou-se desde o Paleolítico, contudo desejamos idealizar que o mesmo teria se verificado com os neandertais se tivessem sido eles os ganhadores da batalha pela sobrevivência.

Assim que por aqui estaríamos nós, os neandertais, uma espécie pensante. Dessa maneira, e como é natural, não nos chamaríamos a nós mesmos neandertais, contudo que reservaríamos este apelativo pros nossos antepassados, cujos restos foram encontrados no vale alemão de Neander.

Nós chamaríamos, logicamente, Homo sapiens. E esta denominação nos diferenciaría de outra espécie humana extinta sobre o que nós teríamos ainda algumas incógnitas: os cromañones, que teríamos designado Homo cromagnonensis. Nosso estilo físico seria diferente. Recriação de um neandertal no Museu Neandertal. Imagem de Clemens Vasters / Flickr / CC. Recriação de um neandertal no Museu Neandertal.

Imagem de suchosch / Flickr / CC. Seríamos fisicamente mais robustos, com participantes mais curtos, tórax vasto, uma potente mandíbula, queixo baixo, sobrancelhas proeminentes, nariz amplo, em frente huidiza e um crânio de tamanho maior. Existia uma app para Android e iPhone, desenvolvida pelo Museu Smithsonian dos EUA, que neandertalizaba o rosto a começar por uma imagem, todavia infelizmente parece que não está mais disponível. Ron Perlman. Imagem de Wikipédia / Gage Skidmore. Steven Tyler (Aerosmith). Imagem da Wikipédia. Linda Hunt em NCIS: Los Angeles.