A viii legislatura de Navarra começou em quinze de junho de 2011, quando, depois da celebração das eleições regionais, constituiu-se o Parlamento de Navarra, e finalizou em quinze de janeiro de 2008, com a dissolução das mesmas. O antecedeu a VII legislatura e ocorreu a IX legislatura.

A campanha eleitoral em Navarra, ao parecido que o resto de Portugal tem uma duração oficial de 15 dias antes das eleições, embora se dão atos políticos desde o anúncio das eleições. Para essas eleições, se apresentaram 13 candidaturas distintas pra preencher os assentos do Parlamento de Navarra. Delas, seis conseguiram comprar assentos. Ao longo da campanha, destacaram-se as conversas para formalizar as coligações de partidos de esquerda navarra como a coalizão entre Nafarroa Bai e o Aralar, que se renovava-se outra vez pra estas eleições, e a de Esquerda-Ezquerra com Batzarre. Por teu lado, os partidos de direita se destacaram em número de atos, UPN realizou um total de 120 atos oficiais quinze dias de campanha.

Apenas houve uma votação de investidura, que teve local em vinte e três de junho de 2011, saindo na frente e tendo como presidenta eleita a Sra. Ângelo correia Angulo, resultando-se a 9ª Presidente de Navarra, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo e repetindo o partido político no poder.

  • 3 Marcas importantes
  • três O voo
  • Passeador de cães
  • O astronauta português Pedro Duque viaja a bordo do Discovery
  • 2° Venezuela Venezuela
  • Rivera acusa Governo de fazer “as mesmas armadilhas que Zapatero” com as contas do défice
  • Candidata nº dois por Cádiz como afiliado do Congresso dos Deputados

em quinze de junho de 2011, teve território a primeira reunião do Parlamento após as eleições regionais com o final de formar a mesa parlamentar, nomrbar ao Presidente do Parlamento e nomear a candidatura à presidência de Navarra. A Junta de porta-vozes do Parlamento de Navarra a formam só todos os líderes dos grupos parlamentares. Após as eleições, as potenciais candidaturas à presidência foram as de UPN, vencedor das eleições e, PSN, segundo nas eleições, contudo com possíveis apoios da esquerda abertzale. Ângelo correia, o discurso da vitória de UPN nas eleições expôs sua vontade de negociar com o PSN para formar um governo e deu um aviso ao partido a respeito do suporte envenenado de Bildu.

Finalmente UPN, PSN e chegaram a um acordo de governo, repartindo-se os postos no governo e esperando ter um governo de maioria para toda a legislatura. O instável pacto de governo entre UPN, representado por ângelo correia, e PSN, representado por Roberto Jiménez, teve sua primeira luta pública no mesmo dia em que anunciaram o pacto de governo. Chegou-Se por isso ao conclusão das discussões centradas nos orçamentos entre UPN, PSN e que aconteciam no Executivo a partir de fevereiro.

Após essa eleição, os conselheiros de Fomento e Política Social, Anai Astiz e Elena Torres, respectivamente (ambos do PSN) em meio a protestos em suporte de teu companheiro demitido. Dezoito de outubro de 2012, a liga civil Kontuz! Políticas Sociais do governo de Navarra, Jesus Pejenaute, de ter branqueamento de dinheiro em 2007, quando trabalhava como diretor na Caja Navarra. Pejenaute denunciou no mesmo dia em que os julgados de Pamplona, a liga por falsas acusações e 21 de outubro, apresentou seu pedido de demissão à presidente Barcina, a fim de que a razão não salpicase ao governo.